Como Fazer uma Festa Infantil

Aqui em nosso site compartilhamos com você diversas receitas de salgado de festa, mas fomos falhos em um ponto. Nunca ensinamos como fazer uma festa infantil. Falha nossa e hoje vamos te ensinar como fazer a festinha pro seu filho, sobrinho, afilhado. Enfim, hoje você vai aprender como fazer uma ótima festa!

Uma festa infantil é um momento único para a criança e fica marcado ali na vida dela por muitos e muitos anos. Eu lembro até hoje das festas que a minha mãe organizava para mim. Era simplesmente fantástico e me dá uma saudade enorme. E creio que o seu filho, sobrinho, afilhado vai ter o mesmo sentimento que eu. Por isso, capriche e aprenda hoje mesmo como fazer uma festa infantil.

como-fazer-uma-festa-infantil

Como Fazer uma Festa Infantil: Planejamento

A primeira parte que você deve começar a pensar na hora de organizar a festa é fazer o planejamento. Por exemplo, qual o orçamento que você planeja gastar na festa, quantas pessoas, quais serão as comidas e mais alguns detalhes básicos como esse.

Vou listá-los aqui para que você tenha em mente. Lembrando que isso pode variar de acordo com o tamanho da sua festa. É um passo-a-passo de como fazer uma festa infantil e você deve seguir todos eles para que tenha uma festa bem sucedida.

  • Orçamento: Verificar em vários lugares valores e custos de todos os enfeites, decoração que você vai precisar.
  • Levantamento de todo o dinheiro que você tem para gastar com a festa.
  • Local onde você vai fazer a festa (Pode ser na sua casa, casa de algum parente, salão de festas ou até mesmo contratar um Buffet)
  • Quantidade de pessoas que você planeja convidar para a festa. (Amigos, Familiares, Vizinhos, Colegas do aniversariante)
  • Quais as comidas que você vai dar durante a festa? (Cachorros Quentes? Salgados? Torta? Bolo?) Se você não sabe como cozinhar, precisa aprender bem antes de chegar a festa.
  • Enfeites, mesa temática e decoração.

Uma coisa que é essencial para que quer aprender como fazer uma festa infantil é começar a correr atrás das coisas com antecedência. Parece que não, mas quando estamos a frente de uma organização os dias passam voando e as coisas costumam não dar certo. Portanto, trabalhe sempre com o tempo a seu favor.

Como Fazer uma Festa Infantil: Levantamento do Dinheiro

A primeira coisa como disse na lista acima, é ver o quanto de dinheiro você tem disponível para gastar. Para que o aniversariante fique satisfeito não é preciso uma festa no maior salão da sua cidade, com a melhor decoração e todo mundo da escola, do bairro. Longe disso.

Simples bexigas, com um bolo gostoso, uma vela com a decoração escolhida e simples chapéis de festa podem resolver o seu problema. Saiba o quanto você pode gastar para não ter problemas financeiros posteriormente. Seu filho é uma criança e se satisfaz com pouco, nada de exageros.

Como Fazer uma Festa Infantil: Faça Orçamentos

Procure na cidade em que você mora diversas lojas e empresas que possam oferecer decoração, enfeites, saquinhos de surpresa, velas, bexigas e tudo relacionado a decoração. Nosso grande problema é de deixar tudo para a última hora e acabamos fechando com o primeiro que tenha tudo.

Mas como você vai planejar bem antes, tem muito tempo livre para encontrar o melhor custo x benefício disponível para aquela decoração que o seu filho escolheu.

Como Fazer uma Festa Infantil: Local

O local é algo bem importante na festinha de aniversário. Algumas pessoas preferem não fazer em casa porque ao acabar a festa é só pegar as coisas e ir embora. Já outras preferem ficar em casa, fazer uma festa ali e no fim vira algo mais íntimo, aproveitando já economiza um pouco também.

As opções são várias e você faz conforme sua condição financeira permitir. Alguns detalhes são importantes como a data. Procure fazer sempre no dia do nascimento da criança ou o mais perto disso. Festas com duas semanas antes ou 1 mês depois ao meu ver fogem um pouco da realidade.

Outra coisa é relacionado ao dia da semana. Festas que ocorrem durante dias úteis tem poucos convidados que vão devido a correria de estudos, trabalho e etc. Festas que são feitas durante os finais de semanas tem um número mais significativo de convidados.

Possíveis locais para você fazer a festa:

  • Buffet: Fazer festa infantil em buffet é algo que é prático porque além do lugar você já não tem dor de cabeça com alimentação, brinquedos, limpeza e decoração. Mas o que pesa é o custo do local e também datas disponíveis. Caso você opte por uma festa em buffet, faça muito uso da antecedência.
  • Escola: Existem algumas escolas que cedem o espaço que tem para que a festa seja realizada. Você tem o local mas não é igual ao buffet, precisa arcar com custos de alimentação, recreação e decoração.
  • Salão de Condomínio: É prático e geralmente um lugar que sai bem barato, com custos entre 50 e 100 reais. Perto de casa, você não tem problema com transporte. Além da decoração, fica responsável por permanecer com o ambiente limpo após a utilização.
  • Fazer Festa Infantil em Casa: O ponto positivo é que você não gasta com um local. Você também tem uma facilidade relacionado a decoração, podendo fazer do jeito que achar melhor. O ponto negativo é a bagunça e sujeira que vira a sua casa. Sendo necessário uma ótima faxina depois.

Essas são algumas sugestões para fazer uma festa infantil. Mas existem outras opções que você explorar, como por exemplo a festa em um parque ao ar livre. Existem pessoas que fecham por exemplo aquelas lojas cheias de brinquedos em shopping ou até mesmo boliches.

Como Fazer uma Festa Infantil: Quantidade de Convidados

A lista de convidados é algo que nem sempre é fácil de fazer. Na verdade, é uma das partes mais difíceis. Dá vontade de chamar todo mundo, convidar todos que você conhece mas o local não comporta, os gastos estão contados e você precisa dar prioridades para algumas pessoas.

Faça uma lista com a família, os amigos próximos, vizinhos e principalmente as pessoas que fazem parte do convívio do aniversariante (coleguinhas, professores, pessoas queridas por ele). Vá removendo caso passe o limite da festa que você possa fazer.

E nunca faça isso em apenas um dia, é uma tarefa muito complicada lembrar de todos os possíveis convidados e provavelmente você vai esquecer de alguém. Então tenha em mente fazer essa lista ao longo de pelo menos uma semana ou mais.

Como Fazer uma Festa Infantil: Alimentação

A alimentação é outro divisor de águas e aí entra a sua criatividade. O mais tradicional para uma festa infantil são os salgados de festa. Se você quer aprender a fazê-los, clique aqui.

Outras pessoas optam por churrasco, alimentação tradicional (arroz, feijão, carne, massa, salada), outros preferem mini cachorro quente. Isso vai variar bastante de acordo com o horário em que você marcou a festa e também de acordo com a maioria dos convidados. As crianças comem bem pouco ficando apenas com poucos salgados, uma quantidade razoável de refrigerante e doces. Já para adultos é preciso servir uma quantidade maior de alimentos.

Isso vai variar de festa para a festa. Mas uma boa ideia é deixar uma mesa para as pessoas se servirem (sem se importar com qual alimentação você decidiu) e não ficar servindo as pessoas. Deixe que elas se sirvam a vontade e conforme sentirem necessidade. Assim você fica livre para aproveitar mais a festa com seu filho.

Outro detalhe que é importante (levando em consideração que você escolheu salgados): Você quem vai produzir os salgados ou você vai contratar alguém que venda salgados?

Como Fazer uma Festa Infantil: Decoração

Chegamos a parte que eu acho mais divertida em como fazer uma festa infantil. A hora da decoração é onde vemos o salão todo pronto e imaginamos quando chegar a hora, quando finalmente vemos o “grande dia”. Vou listar algumas sugestões que podem ser aplicadas na sua festa.

Decoração de Festa para Meninos:

  • Tema: Disney, Backyardigans, Barney, Ben 10, Bob Esponja, Batman, Homem Aranha, Pica-Pau, Tom e Jerry, Pokemon, Dragon Ball Z, Ursinho Pooh, Cocoricó, Mickey, Cars, Country, Sítio do Pica Pau Amarelo, Liga da Justiça, Piratas do Caribe, Selva, Nemo, Arca de Noé, Diante do Trono, Power Rangers, Super Homem, Shrek, Carros, Toy Story, Aladin e também os times de futebol.

decoracao-festa-herois
decoracao-festa-backyardigans

Decoração de Festa para Meninas:

  • Tema:Backyardigans, Bailarina, Princesas, Branca de Neve, Barbie, Cinderela, Polly, Hannah Montana, Casa de Boneca, Circo, Chapeuzinho Vermelho, Fadas, Lilica Ripilica, Pequena Sereia, Pucca, Xuxa, Lazy Tawn, Meninas Superpoderosas, Minnie, Hello Kitty, Moranguinho, Turma da Mônica, High School Musical, entre outros.

decoracao-festa-moranguinho

decoracao-festa-princesas

Essas são algumas das muitas decorações que você pode fazer. Você aprendeu como fazer uma festa infantil. Espero que esse artigo tenha sido útil para você. E claro, deixe nos comentários qual a experiência e dicas para os iniciantes também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>