Dicas de Cozinha para Iniciantes

Por diversos motivos, temos vontade de começar a nos aventurar na cozinha. Algumas meninas e homens também começam por gosto, outros por necessidade, outros para conquistar de vez aquela pessoa amada, mas uma coisa é certa: todos precisam de dicas de cozinha, afinal de contas, ninguém nasceu sabendo como cozinhar.

Cozinhar não é um mistério e muito menos você precisa ter nascido com um dom. Como tudo na vida, são técnicas e se você se dedicar e seguir métodos e receitas que mostram o passo-a-passo de como fazer, você será capaz de fazer salgados de festa deliciosos, bolos, doces de festas e mais um monte de guloseimas.

Se toda a sua vida de cozinha foi fazer um miojo e um ovo frito, não se desespere. Você é capaz de cozinhar tanto como qualquer outra pessoa e pode aprender através das dicas de cozinha passo-a-passo que preparamos para você. Vamos separar em tópicos para te ajudar como iniciar na cozinha e também cuidados que devem ser tomados pra que você não coloque fogo na cozinha!

dicas-de-cozinha

Dicas de Cozinha: Descobrindo qual o seu REAL INTERESSE

Antes de começar a sua jornada na cozinha, precisamos estabelecer alguns pontos. Você está começando para sobreviver e na hora do aperto não morrer de fome ou está começando na cozinha porque você quer fazer pratos finos, de grande qualidade e quem sabe até viver disso futuramente?

Deve se fazer essa pergunta porque antes de mais nada, antes de começar a quebrar o primeiro ovo, você vai precisar escolher entre livros de cozinha para iniciantes ou cursos de culinária e gastronomia. Então, você deve fazer essa pergunta a si mesmo e decidir qual é o seu plano.

As vezes você pode começar como algo completamente necessário para que você não morra de fome, goste de passar um tempo ali, cozinhar para amigos, família, para o parceiro(a) e começa a investir nesse hobby. Vou entender que você vai começar por pura necessidade para não morrer de fome, portanto, indico fortemente que você leia esse eBook que é um mini-curso de Cozinha para Iniciantes.

Mas você também pode comprar revistas em bancas de jornais com dicas de cozinha. Mas eu sou prático e gosto das coisas digitais, tem acesso rápido e está pronto para olhar. Mas fica a seu critério!

Dicas de Cozinha: Faça o Simples

Não sei se você é assim, mas eu falo por experiência própria. Fiz o primeiro miojo e já me imaginava fazendo um banquete para 100 pessoas. Infelizmente sou extremamente sonhador e fico imaginando mil coisas. Mas para quem ainda está começando a buscar dicas de culinária, deve ter os pés no chão e começar com coisas simples.

Para fazer as receitas de salgados de festa que nós ensinamos aqui precisa de um pouco de experiência. Você precisa já ter prática e entender pontos, saber quando a massa está boa e quando não está. Enfim, vai demorar um tempo. Mas a prática leva a perfeição, sempre lembre disso.

Você deve começar escolhendo pratos simples como: arroz, macarrão, frango frito, peixe frito. Salada é algo que é extremamente fácil. Conforme você vai pegando o jeito com o tempero, sua salada vai ficar uma delícia e as pessoas começam a elogiar. Nessa hora a sua autoestima vai lá no alto e você fica doido querendo cozinhar mais e mais.

Uma dica que pode ser essencial: Pegue esses pratos iniciantes e pratique. Na culinária você melhora somente praticando. Você pode ler e estudar mil livros e receitas, mas se não colocar a mão na massa e praticar você nunca atinge o nível de excelência.

Após atingir o nível em fazer essas receitas recomendadas, você começa a fazer variações e até começa a fazer outras coisas. Como por exemplo as tantas receitas de salgados que temos aqui em nosso site ou então, indico esse livro de receitas com 1.560 receitas de Massas, Pizzas, Empanados, Calzones. É simplesmente fantástico.

Dicas de Cozinha: Cuidados

Como disse anteriormente, você não pode ter medo de errar. Todo mundo erra na cozinha, inclusive pessoas mais experientes e também pessoas que trabalham com cozinha, como os chef de cozinha. É um processo natural e você vai errar muito para que alcance a excelência. Mas não se culpe, é um processo natural.

Você não pode se frustrar e desistir de cozinhar com os erros. É por isso que existem as dicas de cozinha, para te ajudar e fazer você aprender como resolver esse problema. Lembre-se de sempre notar onde pode ter sido o erro: muito tempo cozinhando, pouco tempo cozinhando, tempero, etc.

Dicas importantes antes de começar a fazer o seu primeiro prato:

  • Esteja com a receita bem próximo a onde você está cozinhando, leia a receita completa e não em partes. Preste muita atenção nos ingredientes que você escolheu e veja se está com todos eles corretamente. As vezes a distração toma conta de todos nós e acabamos pegando ingredientes errado. Fique atento as quantidades que são descritas na receita.
  • Fique sempre atento a higiene. Lave as suas mãos antes de começar. Algumas pessoas preferem até usar luvas. Cabelo preso se for grande, é extremamente desagradável encontras cabelo e pêlo na comida. E para não sujar sua roupa, fica a dica de usar avental.
  • Deixe todos os ingredientes e itens que você vai utilizar bem próximo a você. Não deixe para pegar de última hora, isso pode causar confusão e também queimar os alimentos que estão no fogo. Você ainda não tem muita experiência, então todo cuidado é pouco.

Você está começando agora e talvez possa estar um pouco perdido ainda, até as vezes distraído com os alimentos e perigos que podem existir na cozinha. Portanto, antes de terminar o artigo vou deixar alguns cuidados que você deve tomar antes e depois de fazer a sua refeição.

  • Lavar sempre os ingredientes que você está usando. Nós não sabemos o que pode ter andado neles dentro da nossa casa, no mercado, no vareijão e também não sabemos o que as pessoas podem ter feito com ele, se caiu no chão. Esse é um cuidado muito importante que você deve ter em relação aos alimentos.
  • Caso você seja uma mulher e deixe as unhas compridas, tome cuidado com as unhas e é bom esfregar embaixo delas. A unha é um lugar que para muita sujeira e acidentalmente pode tocar no alimento. Tome cuidado também.
  • Fique ligado na higiene do lugar onde você está preparando a comida. Lave sempre que necessário, passe pano molhado, papel toalha, enfim, cuide da higiene. É o principal.
  • Fique sempre muito atento a validade dos produtos que você está usando. Alimentos vencidos podem fazer um grande mal a sua saúde. Tome muito cuidado com isso.
  • Tome cuidado com facas e objetos pontiagudos que você deixa onde está trabalhando. É perigoso e você pode ter um ferimento grave com eles. Outra coisa, sempre atento se desligou o fogo após acabar de usar o fogão. Sérios acidentes podem ser causados com fogo ligado. Fique em alerta.

Bom pessoal, essas são as nossas dicas de cozinha. Espero que você tenha gostado e mais uma vez gostaria de deixar claro que acho extremamente recomendado que você adquira o Livro: Cozinha para Iniciantes. Ele vai te ajudar muito nessa nova jornada de cozinheiro. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>